sábado, 19 de maio de 2018

Professor por um dia! Emerson Melo

Infelizmente, ou melhor, felizmente a aula não saiu como planejado. O SESI nos deu carta branca para utilizar os computadores, porém só deram uma hora de uso, das 10:00h ás 11:00h, mas isso não me impediu de ministrar minha aula.


Começamos com uma roda de conversa para nos apresentarmos; comecei me apresentando, falando o nome, a idade e qual a profissão que gostaria de seguir, em seguida se apresentou a professora da turma (4° ano) e depois os alunos. Uma das coisas que me chamou atenção foi que a maioria das crianças diziam que queriam ser policiais.





Após a apresentação a professora deu continuidade a um experimento que ela tinha começado na aula da semana anterior. O experimento consistia em mostrar um exemplo de como ocorre a digestão, a partir de 3 copos com água (natural, quente e fria) e pastilhas efervescentes de vitamina C.



Por conta do tempo não pode leva-los para lerem as HQs, então resolvi improvisar, aproveitei o experimento para ver se as crianças realmente estavam presentando atenção ou não no assunto. Depois que a professora terminou a explicação da existência foi minha vez de tomar a palavra.



Comecei com uma pergunta simples, quem sabe mexer no computador? Quase todos levantaram a mão, daí veio a segunda pergunta, quem tem email? Apenas 3 levantaram a mão, então fiz a terceira pergunta, quem sabe o que é um Blog? Ninguém sabia dizer doque se tratava.



A partir daí comecei minha aula, explicando o que é um Blog, pra que serve e o que podemos fazer com ele. Quando terminei de falar, aparentemente, não havia ficado nenhuma dúvida da parte deles. Após os debates fomos ao SESI para colocar em prática.





Como eles não tinham um email tive que mostrar mais ou menos como fazer um e em seguida ensinar a como criar um Blog e como fazer uma postagem. Elaborei um questionário com 5 perguntas para que os alunos pudessem resolver, essas respostas deveriam ser colocadas no Blog das duplas. Infelizmente apena duas duplas conseguiram completar todas as atividades a tempo, a criação do Blog e a postagem com as respostas do questionário.



Blog das duplas:



Luana e Nayara



Guilherme e Luan


Foi uma experiência inesquecível, incrível e única para mim. Foi minha primeira vez ministrando uma aula e sinceramente não foi como planejei mas foi melhor do que pensei. Ver o a tristeza deles quando souberam que seria apenas aquela aula e a ansiedade eles por uma próxima me fez ver que estou realmente no curso e no caminho certo. Espero voltar novamente lá novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário